terça-feira, 28 de janeiro de 2014

LEITURA DE IMAGENS EM MOVIMENTO: UM ENCAMINHAMENTO PARA A LEITURA DE MUNDO

Resumo: O presente trabalho tem por temática o estudo de que a leitura de mundo pode desenvolver a reflexão sobre o ato de estudar para a ampliação dos conhecimentos científicos. Possibilitar aos alunos mudanças tanto científicas e conceituais quanto ideológicas proporcionam uma melhor compreensão histórica e social e uma nova mentalidade sobre conteúdos estudados. O objetivo deste artigo é o de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e entender a importância do conhecimento escolar, repensando e refletindo com alunos, sua vida escolar, buscando por meio da leitura de imagens em movimento e de mundo desenvolver o hábito de estudos e pesquisas, numa rotina diária e sistematizada. Para tanto, o referencial teórico-metodológico está centrado na perspectiva histórico-cultural, refletindo sobre a trajetória histórica da escola, sua função social, a formação da mente numa perspectiva do sujeito social e histórico, estudando as origens sociais da linguagem e do pensamento, de acordo com Vigotski (1994), assim como leituras de imagens em movimento como possibilidade de contribuir para desenvolver a leitura de mundo e a autonomia dos alunos. Trata-se de uma pesquisa em andamento, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, cuja intervenção pedagógica será implementada no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, com atividades planejadas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A partir da leitura de imagens em movimento se buscará desenvolver e ampliar a leitura de mundo, com atividades críticas e significativas, de modo que os alunos possam desenvolver sua autonomia, num processo sistematizado e organizado de formação escolar.

Palavras-chave: Perspectiva Histórico-cultural; Leitura de mundo; Imagens em movimento; Educação.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário