terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

LEITURA DE IMAGEM FIXA

 

Grelha de leitura de imagem fixa
Tipo de imagem
 
Cartaz de campanha publicitária
Assunto
 
Campanha: "Violência Doméstica"
Agência: Euro RSCG
Ano: 2011
 
Composição da imagem/ elementos que compõem o quadro
 
Fotografia a cores, de meio corpo, de forma frontal, de um jovem, de raça branca, com um braço engessado ao peito, um olhar triste e infeliz. O cabelo é ligeiramente comprido, preto, a cor dos olhos é pouco nítida, dando a ideia de que são de cor escura (castanho ou preto). Veste um polo branco, com debrum interior quadriculado, branco e castanho. Espaço interior, com fundo trabalhado, com iluminação direta sobre a imagem do jovem. No lado superior direito, encontra-se o símbolo da APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, dando-nos a informação que é de sua iniciativa. A meio da imagem temos informações relacionadas com a temática abordada na campanha.
Carga simbólica
 
  • braço engessado ao peito: violência a que esteve sujeito no ambiente familiar;
  • olhar triste e infeliz: simboliza a vida que tem em casa, a sua insegurança num ambiente que o devia acarinhar e proteger, mas que o agride e trata de forma violenta.
Funções da imagem
 
  • função estética: imagem bem coordenada, chamando a atenção para uma situação que, infelizmente, é bastante frequente na nossa sociedade;
  • função referencial e descritiva: testemunha uma realidade com o objetivo de chamar a atenção para o que se passa à nossa volta;
  • função narrativa: a imagem relata um episódio da vida doméstica;
  • função argumentativa: a imagem visa persuadir quem a vê.
 
Relação do facto com o seu modo de representação
Imagem de campanha publicitária cujo sentido se fundamenta numa campanha que chama a atenção, com destaque, para o facto de "Em 2010, 3.701 crianças caíram das escadas várias vezes seguidas". "E milhares de portugueses continuam a fingir que não veem. Todos os dias, crianças são vítimas de violência doméstica. Não contribua para que esta situação continue. Quebre o silêncio." Este parágrafo aparece com um tamanho de letra mais pequeno, o mesmo acontecendo com os locais para os quais se pode fazer a participação deste tipo de situações. Esta imagem acentua a pouca atenção que os pais dão aos filhos e/ou a forma violenta como os tratam.